sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Onde nasce o amanhecer - Vanda Phaelante


Com um gênero literário narrativo de estilo “novela”,
“ De onde nasce o Amanhecer”, é uma história empolgante, que envolve amor, suspense e como há em sua capa: “uma grande dose de ternura”.
Um livro perfeito para ser demonstrado nas telinhas como novela. Com a intermediação do romance e os acontecimentos de fatos ao decorrer de toda a história. Com diversos personagens que até nos fazem confundi-los ao serem relatados. E que em certos instantes captamos mensagens, que nos fazem misturar quais seriam os personagens principais e secundários. E que por fim, isto não fica bem claro. Ao ter participações de indivíduos extremamente essenciais para a formação de toda a ficção.

Trecho de sua Sinopse:
“Quando ao abrir os olhos assustados, a menina fitou o desconhecido a sua frente, que significava tudo abaixo do céu sem nuvens, pensou Estar vivendo um pesadelo do qual não pudesse se libertar.
Nem mesmo tentava temerosa do que iria acontecer depois disso. Sabia, apenas, que o sol em declínio, qual bola de fogo. Lembrava-lhe algo. O sol... A vermelhidão... Sangue!
Explodiu em sua mente como algo para esquecer... “
A garota é o ápice de todos os fatos. Que se origina de uma bela “história de amor”, interrompida pelo preconceito e traição, o casal Teddy e Violeta viviam apaixonados esperavam o dia de viverem juntos para sempre. Quando a moça descobre estar grávida, o pai de Teddy nunca admitiria aquele namoro e por isso o casal namora as escondidas. Mas um dia ele acaba descobrindo e o pior, Teddy não sabia da gravidez de sua amada, mas o seu pai descobriu... Violeta é obrigada a fugir com seus pais, temendo que o seu sogro faça-lhes algum mal. Com a morte dos pais, enfrenta muito sofrimento e muitos problemas ao cuidar de uma criança sozinha, sem rumo. Até que encontra um grupo de sem-terras que sofre com a maldade daquele coronel, o homem que Violeta tanto odiava; o pai daquele que ela amava incondicionalmente.
Então como seria?! Ela estaria correndo perigo com a criança, pois a qualquer momento eles poderiam ser atacados... E é no meio de toda esta narrativa, que acontece tudo por meio de uma criança perdida, que se tem conhecimento de novas histórias de vida, de problemas familiares, o preconceito tanto ao idoso, como a classe financeira e aos pobres. Que apenas ao aparecimento de pessoas em nossa vida, podem mudar as nossas atitudes e o nosso jeito de ser. Que talvez a ideologia seguida por cada um, não tenha um sentido, que vise o melhor para todos e sim individualmente; o que importaria você ser feliz, mas as pessoas que vivem com você, que te amam, e que, além disso, você não soubesse que as amava; não vivem felizes. Ao longo da narrativa, os personagens têm a escolha de poderem mudar, mas a questão é... Se eles quiserem mudar. E é por meio de opções e escolhas que vão acontecendo os fatos. E então descobriríamos que a cada intervalo temos diversas alternativas só nos resta sabermos escolhas as corretas.

É ao longo de todo este trecho relatado que vai construindo se a estória, vidas e pessoas diferentes, que vão se cruzando ao longo da narrativa. Com instantes marcantes e excitantes, há momentos que para o leitor é um pouco entediante ao ver aquela intermediação de fatos e vidas distintas, mas que são necessárias para a compreensão geral.
Mostra pontos marcantes que constituem a sua moral.

By Bárbara Lúcia

Nenhum comentário:

Postar um comentário